As entorses agudas de tornozelo são lesões comuns em esportes e outras atividades recreativas. A maioria das entorses é de grau I (estiramento leve sem ruptura ligamentar macroscópica) ou grau II (ruptura parcial do ligamento, sem ruptura completa).
Esta revisão sistemática teve como objetivo estimar os efeitos da fisioterapia em comparação com o tratamento convencional sobre a intensidade da dor em pessoas com entorses agudas de tornozelo de grau I ou II.
Três bases de dados eletrônicas, registros de ensaios clínicos e literatura cinzenta foram pesquisados em 21 de fevereiro de 2025 em busca de ensaios clínicos randomizados (ECRs) publicados em inglês. Os estudos elegíveis incluíram indivíduos com 14 anos ou mais e entorses agudas de tornozelo de grau I ou II. A intervenção consistiu em qualquer abordagem fisioterapêutica (por exemplo, exercícios, uso de agentes eletrofisiológicos, etc.). O comparador foi o tratamento convencional, incluindo o protocolo RICE (repouso, gelo, compressão e elevação), cuidados médicos padrão, placebo ou imobilização com gesso.
O desfecho primário foi a intensidade da dor após o tratamento, medida por meio de uma escala visual analógica. A seleção dos estudos, a avaliação do risco de viés e a extração de dados foram realizadas por dois autores. Os domínios de risco de viés incluíram: geração da sequência aleatória, sigilo de alocação, cegamento de participantes e profissionais, cegamento da avaliação de desfechos, dados de desfecho incompletos, relato seletivo e outros vieses. A certeza da evidência foi avaliada utilizando o sistema GRADE (*Grading of Recommendations, Assessment, Development, and Evaluation*). Uma meta-análise agrupou os ensaios, utilizando gráficos de floresta (*forest plots*) para resumir e comparar os estudos. As estimativas de efeito foram quantificadas utilizando a diferença média ponderada (DMP) para a intensidade da dor. Foram realizadas análises de subgrupos para a intensidade da dor em repouso e durante o exercício, bem como para a amplitude de movimento de dorsiflexão.
Dez ensaios envolvendo 565 participantes foram incluídos na revisão. O risco geral de viés foi baixo em 3 ensaios, apresentou algumas preocupações em 10 ensaios e foi alto em 3 ensaios.
Oito ensaios envolvendo 519 participantes foram incluídos na meta-análise do desfecho primário.
A idade média dos participantes variou entre 17 e 44 anos. As intervenções de fisioterapia incluíram exercícios, ultrassom terapêutico, termoterapia, hidroterapia, alongamento e terapia funcional. Os comparadores incluíram o protocolo RICE (repouso, gelo, compressão e elevação), cuidados médicos padrão, placebo e imobilização com gesso. A duração do acompanhamento variou de 1 dia a 6 meses. As fontes de risco de viés incluíram: ausência de cegamento do terapeuta e do participante (10 estudos) e ausência de cegamento do avaliador (8 estudos).
Houve evidência de alta certeza de que a fisioterapia pode melhorar a intensidade da dor após o tratamento em comparação com o tratamento convencional (DMP: -0,46; IC 95%: -0,90 a -0,01; I²: 79%; n: 422; 8 estudos). Foram realizadas análises de subgrupo para intensidade da dor em repouso (DMP: -0,34; IC 95%: -0,67 a -0,01; I²: 33%; n: 179; 3 estudos; evidência de alta certeza), intensidade da dor durante o exercício (DMP: -0,45; IC 95%: -1,05 a 0,16; I²: 0%; n: 179; 3 estudos; evidência de alta certeza) e amplitude de movimento de dorsiflexão (DMP: 0,42; IC 95%: -4,95 a 5,79; I²: 88%; n: 212; 4 estudos; evidência de certeza moderada).
A intensidade da dor pode melhorar após a intervenção fisioterapêutica, de modo geral e em repouso, em casos de entorse de tornozelo grau I ou II. Não houve diferenças entre os grupos quanto à intensidade da dor durante o exercício ou à amplitude de movimento de dorsiflexão após qualquer uma das intervenções. Não está claro se as diferenças entre os grupos são clinicamente significativas. As limitações incluem intervenções heterogêneas e períodos de acompanhamento muito variados nas avaliações.
Yang C, Gao W, Jia Z, Li J, Tang M. Physical therapy versus conventional treatment for grade I and II acute ankle sprains: trial sequential analysis and meta-analysis. J Orthop Surg Res. 2025;20(1):861. doi:10.1186/s13018-025-06272-3



